Projeto Horta Educativa nas Escolas


Escolas participantes do projeto


E.M.E.F. JOSÉ ÁUREO MONJARDIM - JAM - Vitória
Escola pública



Comunidade escolar
Professores: 25
Alunos: 498
Funcionários: 30
Famílias: 350

Ladeira Modesto de Sá Cavalcante, nº163 - Fradinhos
CEP: 29042-560

Antes                                                           Depois



Principais atividades realizadas
Visita ao laboratório de cartografia da E.M.E.F. Suzete Cuendet, que auxiliou a construção da planta baixa da horta, onde também utilizamos recursos da matemática.

Pesquisa na internet sobre as plantas cultivadas na horta e confecção de livros de receitas.

Elaboração de textos e desenhos sobre a importância das plantas em nossa alimentação que apresentados na mostra cultural da escola.

Trabalho sobre plantas que usamos como remédio
Realizamos uma mesa-redonda sobre o tema, visitamos o horto municipal de Tabuazeiro e preparamos um canteiro, onde estamos cultivando as plantas que usamos como remédio. Durante a mostra cultural do JAM, servimos chás para os visitantes.

Trabalho com frutas

No supermercado, trabalhamos com a matemática para comprar frutas, que depois foram usadas numa salada feita pelos alunos. Com as cascas, preparamos nossa composteira, que também foi alimentada com sobras das casas dos alunos.

Plantas do JAM e Plantas viajantes
Realizamos a leitura de diversos textos relacionados ao assunto, no laboratório de informática da escola visitamos sites específicos e na biblioteca elaboramos uma vasta pesquisa sobre os temas. Com a coleta de dados que fizemos pudemos trabalhar com os alunos a escrita de relatórios individuais e coletivos, produção de desenhos, dramatizações, dobraduras e montagem de cartazes e murais contendo planisfério representado por plantas no mundo. Fizemos uma análise de pirâmides, contendo a representação dos alimentos de acordo com o seu valor nutricional.

Depoimentos
Professora Suzana Caldas: "Eu nunca dei uma aula tão gostosa de ciências e matemática"

Aluna Viviane - IVC 1: "A horta mudou tanto depois que tudo aconteceu: trocamos o mato por um pé de alfazema, pimenta, chuchu, alface, etc. Ela ficou tão linda."

Pedagoga Maria Beatriz de Freitas Rego: "O desenvolvimento da escrita foi um dos trabalhos que trouxeram grandes resultados com o Projeto Horta."