Projeto Horta Educativa nas Escolas


Escolas participantes do projeto


E.M.E.F. TERFINA ROCHA FERREIRA - Cariacica
Escola pública



Comunidade escolar
Professores: 64
Alunos por segmento: 1.137
Funcionários: 24
Famílias: 1.100

Rua Manoel Joaquim dos Santos,s/n
Cep: 29.150-270

Antes                                          Depois


EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL LOCAL E GLOBAL

"A terra é nosso lar comum, e criar um mundo sustentável para as nossas crianças e para as futuras gerações é uma tarefa para todos nós".
Fritjof Capra


O projeto visa o estudo do ambiente, na área da interdisciplinaridade, contribuindo para a compreensão do mundo vegetal e de suas transformações. Além disso, discutir o processo do ciclo vital ajuda a motivar nos alunos a atitude de valorização da vida e de sua diversidade.

As práticas educacionais que se estabelecem no projeto podem propiciar ao educador e ao educando, uma relação vertical, que está relacionada a uma dimensão afetiva que direciona as práticas vivenciadas no espaço escolar, nos quais se inserem.

Mais especificamente, foram analisadas as relações afetivas entre os alunos e demais pessoas que compõem o espaço escolar, para que sua relevância direcionasse novas práticas pedagógicas que contribuíssem para o processo de ensino-aprendizagem.

Investigou-se os respectivos procedimentos que contribuíssem para a auto-estima do educando e do educador, para que fossem contemplados a relevância do fator afetivo no ambiente escolar e fora dele. Caracterizou-se a identidade dos integrantes do processo e os fatores significantes, para que fossem estimuladas de forma individual e coletiva a idéia de constantes mudanças externas e internas, que viabilizassem o sucesso contínuo do "todo", do ser humano enquanto aluno, enquanto pessoa e, portanto, cidadão.

O projeto propôs seu ingresso, levando ao aluno sua crença, seu saber, seu sonho, seu medo, sua angústia e seu prazer, mostrando que é impossível deixá-los na porta de entrada de uma instituição educacional, isto é, deixar seu próprio "eu" para tornar-se vítima de uma educação tradicional questionada por Freire, que, em contrapartida, propôs a superação dessa concepção tradicional, viabilizando uma relação socioafetiva capaz de encontrar um eixo para a educação dos jovens mediante a construção da subjetividade.

Depoimentos:
Professora Inês Martins: "Este projeto ajudou muito a construir mudanças significativas em nossa escola".

Questionamentos dos alunos:
"Como essa terra sem vida, tão seca, preta, faz brotar tantos coloridos?"