Projeto
Horta Educativa nas Escolas
Escolas participantes do projeto
E.M.E.F. TERFINA ROCHA FERREIRA - Cariacica
Escola pública
Comunidade escolar
Professores: 64
Alunos por segmento: 1.137
Funcionários: 24
Famílias: 1.100
Rua Manoel Joaquim dos Santos,s/n
Cep: 29.150-270
Antes
Depois
EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL LOCAL E GLOBAL
"A terra é nosso lar comum, e criar um mundo sustentável
para as nossas crianças e para as futuras gerações é
uma tarefa para todos nós".
Fritjof Capra
O projeto visa o estudo do ambiente, na área da interdisciplinaridade,
contribuindo para a compreensão do mundo vegetal e de
suas transformações. Além disso, discutir o processo
do ciclo vital ajuda a motivar nos alunos a atitude
de valorização da vida e de sua diversidade.
As práticas educacionais que se estabelecem no projeto
podem propiciar ao educador e ao educando, uma relação
vertical, que está relacionada a uma dimensão afetiva
que direciona as práticas vivenciadas no espaço escolar,
nos quais se inserem.
Mais especificamente, foram analisadas as relações afetivas
entre os alunos e demais pessoas que compõem o espaço
escolar, para que sua relevância direcionasse novas
práticas pedagógicas que contribuíssem para o processo
de ensino-aprendizagem.
Investigou-se os respectivos procedimentos que contribuíssem
para a auto-estima do educando e do educador, para que
fossem contemplados a relevância do fator afetivo no
ambiente escolar e fora dele. Caracterizou-se a identidade
dos integrantes do processo e os fatores significantes,
para que fossem estimuladas de forma individual e coletiva
a idéia de constantes mudanças externas e internas,
que viabilizassem o sucesso contínuo do "todo", do ser
humano enquanto aluno, enquanto pessoa e, portanto,
cidadão.
O projeto propôs seu ingresso, levando ao aluno sua
crença, seu saber, seu sonho, seu medo, sua angústia
e seu prazer, mostrando que é impossível deixá-los na
porta de entrada de uma instituição educacional, isto
é, deixar seu próprio "eu" para tornar-se vítima de
uma educação tradicional questionada por Freire, que,
em contrapartida, propôs a superação dessa concepção
tradicional, viabilizando uma relação socioafetiva capaz
de encontrar um eixo para a educação dos jovens mediante
a construção da subjetividade.
Depoimentos:
Professora Inês Martins: "Este projeto ajudou muito
a construir mudanças significativas em nossa escola".
Questionamentos dos alunos:
"Como essa terra sem vida, tão seca, preta, faz brotar
tantos coloridos?"
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