HOME CONTATO  
PROGAMA DE COMUNICAÇÃO
AMBIENTAL CST - Escolas
CENTRO DE EDUCAÇÃO
AMBIENTAL DA CST
Horta Viva - Educação
Ambiental / Referencial
Metodológico
Projeto Horta
Educativa da CST

Projeto Horta Educativa
nas Escolas


PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO AMBIENTAL CST - Escolas

O Programa de Comunicação Ambiental CST - Escolas foi criado em junho de 1997, a partir do convênio entre a CST e as Secretarias de Educação e de Meio Ambiente dos Municípios de Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica, além da Secretaria de Educação do Estado.

Para a CST, a Escola é um espaço privilegiado para a formação de uma consciência ambiental crítica. A Empresa entende, assim, a importância do tema Meio Ambiente em nossa sociedade e elege a comunidade escolar como fórum de debate e atuação. Para isso, promove a mobilização consciente dos professores, face ao papel fundamental que desempenham nas unidades de ensino.

Atualmente, já são 89 escolas de ensino fundamental, médio e mais 15 instituições de ensino superior conveniadas ao Programa de Comunicação Ambiental da CST.

Entre os principais objetivos do programa, se destacam:

- Promover o diálogo e a parceria entre diferentes atores sociais das Escolas, Instituições de Ensino Superior e comunidade, possibilitando o surgimento de várias propostas educativas que possam contribuir mudança de comportamento do público envolvido;

- Implantar novos projetos que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população da Grande Vitória;

- Criar um canal de comunicação da Empresa com as instituições de ensino, divulgando sua Gestão Ambiental.

O Programa de Comunicação Ambiental oferece ainda um Cronograma anual de atividades que são desenvolvidas no Centro de Educação Ambiental, como: cursos e oficinas para professores, visitas monitoradas de alunos, encontros, seminários e desenvolvimento de projetos em parcerias com as instituições.

Podemos ainda destacar como principais resultados do programa:

- A criação de um canal de comunicação entre a CST e a Sociedade em geral;

- A extensão dos diversos projetos desenvolvidos e implantados nas escolas à comunidade do entorno, criando uma consciência ecológica e crítica, que colabore para a promoção da cidadania;

- A construção do conhecimento prático por parte dos alunos, por meio da promoção de visitas temáticas e monitoradas, dos conteúdos estudados em sala de aula.

A CST reafirma, assim, o seu papel como empresa socialmente responsável, ao colocar em prática a sua Política Ambiental e Empresarial, que apresenta, entre suas principais propostas, "Contribuir com iniciativas educacionais que valorizem a conscientização ambiental da comunidade".